Páginas

21/12/14

Bolo de Natal


Christmas cake

Todos os dias penso que tenho mesmo que vir colocar uma receita nova no blog, mas o safado do tempo não me tem permitido. Eu penso em escrever ou fotografar, pois receitas novas e boas tem havido por cá, mas depois, o dia é atarefado, o fim-de-semana passa rápido demais e pronto, lá ficam novamente as fotografias por tirar! Os dias no final do ano parece que passam ainda mais depressa, no trabalho há mais coisas para se fazer e em casa sempre mil outras para pensar e planear! Mas não podia deixar passar o Natal sem publicar uma nova sugestão para estes dias de festas!

Em conversa com a minha amiga Patricia, falámos sobre este belo bolo de Natal, receita que vem da avó dela, sobre o qual ela falou maravilhas e que eu devia mesmo experimentar! E eu pensei, olha nem de propósito, queria publicar uma receita que não fosse azevias, sonhos ou rabanadas, um bolo destes enquadra-se mesmo!

Eu e o pequenino pusémos as mãos na massa e fizemos um belo bolinho, mas quando dei por mim, a luz natural estava a ir embora, e as fotos não ficaram como gosto, assim resolvi fazer um post de uma foto só! Mas penso que esta ilustra bem o tipo de bolinho que é! Convido-vos a ligar o forno e a presentearem a vossa família e amigos com este bolinho de Natal, cheio de sabores que se identificam mesmo com o Natal!

Umas boas festas para todos os que por aqui passam, que o vosso Natal seja repleto de alegria, saúde, paz, amor, partinha e felicidade! E que entrem no novo ano com o pé direito e que este vos traga muitas alegrias e sucessos!

Bolo de Natal

Ingredientes:
4 ovos
100 gr de açúcar + 2 c. sopa açúcar 
200 gr farinha
8 c. sopa azeite
4c. sopa mel
150 gr miolo de noz (ou mistura de frutos secos)*
1 c. chá canela
1 c. sopa erva doce
1 cálice vinho porto
1 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de bicabornato de sódio
*usei: 100 gr de nozes, 30 gr de amêndoa, um punhado de arandos secos e algumas tâmaras)

Preparação: 
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal e reservar. 

Bater as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Adicionar o azeite e o mel continuando a bater.

Misturar as nozes grosseiramente picadas (ou a mistura de frutos), a canela, a erva-doce, a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio. 

Bater as claras em castelo e quando estiverem em espuma juntar as 2 colheres de açúcar e continuar a bater até ficar em castelo. Juntar as claras à massa anterior envolvendo com a colher. 

Deitar a mistura na forma preparada e levar ao forno até estar cozido (fazer o teste do palito).  Polvilhar com açúcar em pó e servir.

3 comentários:

  1. Olá Rute,

    Este bolo tem um excelente aspecto, um dia tenho que experimentar. Obrigada pela receita. Vai passando pelo nosso cantinho: http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23/12/14

    Humm! Tenho que experimentar! Um Bom Natal!
    Paula (comadre)

    ResponderEliminar
  3. Um bolinho bom com cheirinho a natal!
    Que sejam umas festas felizes, bom natal.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar